Blog

Vendas no varejo crescem 7,5% nos últimos 12 meses

Dados da Pesquisa Tracking, da Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Anamaco), indicam que o varejo de material de construção obteve crescimento de 5% no mês de agosto, na comparação com o mês de julho. Em relação ao mesmo mês do ano passado, o setor teve alta de 4%. No acumulado do ano, cresceu 5,5%, em relação a 2017. Já nos últimos 12 meses, apresentou crescimento de 7,5%. 

Ainda segundo o  levantamento, as lojas de médio e grande portes apresentaram crescimento de 10% e 12%, respectivamente, no mês. Entre os pequenos estabelecimentos, o crescimento no período foi menor, cerca de 2%.

Segundo o presidente da Anamaco, Cláudio Conz, os números indicam um movimento de retomada das obras e reformas. “Mesmo com o aumento do frete, que afetou principalmente materiais básicos e revestimentos cerâmicos, e com a alta do dólar, que atingiu produtos derivados de cobre, o consumidor voltou a comprar materiais de construção a fim de aproveitar promoções”, afirma.

No levantamento por regiões, no mês de agosto, o Sudeste apresentou o melhor desempenho no mês, com alta de 8%. Centro-Oeste e Sul tiveram alta de 7% e Norte e Nordeste apresentaram crescimento de 6% e 4%, respectivamente. Entre as categorias avaliadas, revestimentos cerâmicos apresentaram crescimento de 6% no mês, enquanto tintas e telhas de fibrocimento cresceram 4% e 3% cada.

Search